Resolvi abordar esse tema por estar na ordem do dia. Estamos na era da tecnologia da informação e portanto temos à nossa disposição quase tudo o que acontece nesse mundo possível de ser conhecido. No entanto, por aqui ainda estamos pensando em cotas para estudantes de escolas públicas, cotas para negros ou pardos, cotas e cotas e cotas como distribuição de oportunidade de acesso às universidades.
Penso que num país onde a grande maioria não sabe ler e muito menos interpretar ou entender o que leu, a preocupação deveria estar nas raízes, ou seja no ensino fundamental e no investimento em formação de professores para ensinar a raciocinar, a pensar, a questionar, estamos descendo a rampa e empobrecendo ainda mais os estudantes e as universidades de diplomas e de má formação. Não adianta ter diplomas se não sabemos interpretar o que lemos. Pesquisas mostram que quase 70% daqueles que tem segundo grau e 40% dos diplomados em universidades não sabem interpretar texto, ou seja, não entendem o que leem.
A lógica deveria ser estimular o pensamento e a construção do ser, do crescimento intelectual , dos questionamentos, que fazem parte da espécie humana que possui cérebro e nasce preparado para pensar e questionar sempre, treinando a capacidade de raciocínio.
O que é interpretar um texto afinal? Desde pequenos, quando ainda estamos aprendendo a escrever ou ler em qualquer idioma, pensamos o que isto significa, ou seja cada letra do alfabeto que podem formar uma palavra , uma frase, um texto. A partir daí damos início às descobertas de informações já escritas por autores desde que o humano começou a registrar a vida no planeta.
Se acreditássemos em tudo o que nos foi dito ou escrito, sem questionamentos seria uma confusão sem fim de palavras, pensamentos , frases e textos decorados sem qualquer restrição e tudo se transformaria em nada.
Aqueles seres que se destacam, pensam, questionam e são inconformados. Estão sempre buscando respostas às perguntas que surgem em suas mentes continuamente. E esses , como humanos podem se aproveitar da grande maioria que se acomoda e dominar, comandar os seguidores acomodados manipulando-os para levar vantagem da ignorância em benefício de seu saber esperto. Por outro lado podem também provocar os acomodados a buscar caminhos, lutar para crescer, pensar e raciocinar sabendo que nada vem pronto ou sem custo. Mas para isso acontecer há que acreditar no ser humano, na vida, na ciência e na razão da existência. E isso dá trabalho e é muito mais difícil do que parece.
Como saber se estamos ensinando a pensar, crescer , se desenvolver ou estamos dando conselhos, manipulando o modo de pensar do outro como se fosse único o nosso ?
Se somos humanos com recursos normais pensamos e raciocinamos e estamos sempre em dúvida porque o crescimento ocorre a cada minuto que questionamos e nossas crenças podem ser alteradas assim que surgem novos esclarecimentos e informações que antes desconhecíamos.
O grande desafio hoje e sempre é provocar o raciocínio. Ensinar a treinar o pensamento significa questionar e para isso é necessário aperfeiçoar a capacidade de pensar .
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